quarta-feira, 7 de abril de 2021

Seleção de bolsistas para projetos de extensão

Seleção de bolsistas para o projeto de extensão "Tribunal Popular sobre o Sistema de Justiça"

Tornamos pública a chamada para seleção de 2 (duas/dois) estudantes para serem bolsistas no âmbito do projeto de extensão Tribunal Popular sobre o Sistema de Justiça", coordenado pela professora Talita Rampin, junto à Universidade de Brasília.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 13 de abril por meio do preenchimento do formulário disponível em https://forms.gle/jECAzjy3reShkkMU7, bem como, observação do edital abaixo transcrito.


CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS PIBEX 2021

 

Chamada pública para seleção de bolsistas para atuação no Decanato Extensão, no âmbito do Projeto Tribunal Popular Internacional sobre Sistema de Justiça Brasileiro, na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

 

A coordenadora do projeto de extensão Tribunal Popular Internacional sobre Sistema de Justiça Brasileiro torna pública a seleção de estudantes interessadas/os em participar nas atividades extensionistas no ano de 2021.

1.    Apresentação

1.1.       O projeto “Tribunal Popular Internacional sobre o Sistema de Justiça" tem como objetivo geral reproduzir uma experiência de tribunal popular juntamente com movimentos sociais e organizações da sociedade civil, para popularizar o debate público sobre a complexa relação estabelecida entre o sistema de justiça brasileiro e a sistemática violação aos direitos humanos.

1.2.           Trata-se de metodologia historicamente desenvolvida por movimentos sociais com vistas a promover a denúncia de graves violações aos direitos humanos a partir da reprodução simbólica de um julgamento, e que, no âmbito do projeto, será realizada com foco nos problemas estruturantes que marcam o nosso modelo de ‘justiça’.

1.3.       São objetivos específicos do projeto: i. Denunciar violações de direitos humanos cometidas pelo Sistema de Justiça brasileiro; ii. Construir parâmetros sobre o Sistema de Justiça que queremos; iii. Fomentar a utilização local da metodologia dos tribunais populares; iv. formar e informar a sociedade sobre o funcionamento do sistema de justiça e o seu impacto nos Direitos Humanos e na democracia

1.4.           Dentre as atividades que serão realizadas em 2021 estão: organização e participação em reuniões da equipe do projeto e com movimentos sociais e organizações da sociedade civil, levantamento de casos concretos e emblemáticos de violações aos direitos humanos no sistema de justiça brasileiro, organização de audiências populares, produção de conteúdo informativo sobre os casos selecionados e o funcionamento do sistema de justiça, participação em seminários e atividades temáticas, organização e realização de mesas de debate virtuais, instrução de procedimentos simulados e interação com órgãos e instituições do sistema de justiça, entre outras.

2. DOS REQUISITOS DA/O BOLSISTA

2.1.       Ser estudante regularmente matriculado/a em curso de graduação na Universidade de Brasília, preferencialmente nas áreas de Ciências Humanas e Sociais.

2.2.       Não possuir vínculo familiar de qualquer espécie com a coordenadora do projeto;

2.3.       Não possuir pendências acadêmicas ou administrativas relacionadas aos compromissos assumidos anteriormente em eventos, projetos ou programas.

2.4.       Ter disponibilidade de 15 (quinze) horas semanais, totalizando 60 (sessenta) horas mensais, presenciais ou remotas, conforme a necessidade e o plano de trabalho do projeto, para as atividades de extensão do projeto, incluídos o planejamento, o estudo, a avaliação e as atividades junto à comunidade;

2.5.       Não receber remuneração em quaisquer outros programas institucionais durante a vigência da bolsa PIBEX, com exceção da bolsa de assistência estudantil concedida pelo DAC/DDS;

2.6.       Não possuir pendências - acadêmicas ou administrativas - relacionadas aos compromissos assumidos anteriormente em Projetos ou Programas vinculados ao DEX;


3. DAS BOLSAS E VAGAS

3.1.       Serão ofertadas duas (02) bolsas de extensão PIBEX no valor de R$400,00 (quatrocentos reais) mensais, pelo período de até seis (06) meses, com vigência a partir de maio de 2021 e término em outubro de 2021.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1.       As inscrições deverão ser feitas entre os dias 06 e 13 de abril de 2020, por meio do SIGAA e do preenchimento do formulário eletrônico de inscrição disponível online em:

4.2.       Ao se inscrever para esta Chamada Pública, a/o candidata/o concorda ter lido todos os itens desta Chamada Pública e, também, do edital DEX/DTE Nº 01/2021 – PIBEX disponível na página do DEX/UnB.

5. DA SELEÇÃO

5.1.       A seleção será feita a partir das informações coletadas no formulário eletrônico de inscrição e considerará, como critérios, o atendimento dos requisitos previstos no item 2 e, ainda, a demonstração do interesse e o domínio temático do/a candidato/a no campo de atuação do projeto, a sua disponibilidade em realizar as atividades, a sua capacidade de reflexão crítica sobre o direito, o sistema de justiça e os direitos humanos, a sua  experiência no campo temático e a demonstração de suas habilidades de expressão oral e escrita;

5.2.       O resultado será informado por e-mail no dia 14 de abril de 2021 e o/a estudante selecionado/a terá até o dia 15 de abril de 2021 para encaminhar o termo de compromisso devidamente assinado.

6. CRONOGRAMA

Período de inscrição

06 a 13/04/2021

Análise das inscrições e comunicação do resultado da seleção

14/04/2021

Encaminhamento do termo de compromisso assinado

15/04/2021

Implementação da bolsa

Maio/2021

7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1.       O/A bolsista selecionado/a deverá preencher e assinar o Termo de Compromisso de Estudante Extensionista, disponível em http://dex.unb.br/formularios/formularios-dte, e enviá-lo digitalizado à coordenadora do projeto, por e-mail, até o dia 15 de abril de 2021.

7.2.       A/O bolsista selecionada/o que não entregar o Termo de Compromisso de Estudante Extensionista até a data indicada será desclassificada/o e substituída/o pelo cadastro de reserva, seguindo a lista de espera.

7.3.       É de total responsabilidade do/a estudante extensionista acompanhar o resultado da seleção em sua caixa de e-mails.

7.4.       Quaisquer dúvidas sobre a seleção e/ou problemas relativos à disponibilidade do formulário e/ou seu preenchimento deverão ser encaminhadas para talita.rampin@unb.br

 

Ceilândia - DF, 06 de abril de 2021.

 

Talita Tatiana Dias Rampin

Professora Adjunta

Faculdade de Direito

Coordenadora do Projeto de Extensão

Matrícula FUB 1114204

 

Seleção de bolsistas para o projeto de extensão "Direitos Humanos e Gênero: Capacitação em Noções de Direito e Cidadania - Promotoras Legais Populares"

Tornamos pública a chamada para seleção de 1 (uma) estudante para ser bolsista no âmbito do projeto de extensão "Direitos Humanos e Gênero: capacitação em noções de direito e cidadania - Promotoras Legais Populares", coordenado pela professora Talita Rampin, junto à Universidade de Brasília.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 13 de abril por meio do preenchimento do formulário disponível no SIGAA, bem como, observação do edital abaixo transcrito.

 CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS PIBEX 2021

 

Chamada pública para seleção de bolsista para atuação no Decanato Extensão, no âmbito do Projeto Direitos Humanos e Gênero: Capacitação em Noções de Direito e Cidadania - Promotoras Legais Populares (PLP), na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

 

A coordenadora do projeto de extensão Direitos Humanos e Gênero: Capacitação em Noções de Direito e Cidadania - Promotoras Legais Populares (PLP), torna pública a seleção de estudante interessada em participar nas atividades extensionistas no ano de 2021.

1.    Apresentação

1.1.       O projeto Direitos Humanos e Gênero: Capacitação em Noções de Direito e Cidadania - Promotoras Legais Populares (PLP) tem como objetivo geral capacitar mulheres em noções de direito e cidadania, para que reconheçam situações de violência, seus direitos e os mecanismos jurídicos para sua proteção;

1.2.       Para o ano 2021, são objetivos específicos do projeto: realizar atividades formativas, oficinas e debates virtuais, incluindo a capacitação interna e as atividades de capacitação online que realizaremos com instituições parceiras e sociedade civil organizada;

1.3.           A atuação da bolsista selecionada fortalecerá o projeto e incluirá a realização das seguintes atividades: a) Participação nos encontros semanais virtuais do projeto, para organização interna, do calendário e atividades; b) Participação na organização e realização virtual de atividade durante a Semana Universitária 2021 e no encontro das extensões; c) Participação nas reuniões semanais virtuais do Grupo de estudos; d) Participação nos encontros virtuais de formação interna; e) Participação, planejamento, execução e avaliação das atividades junto à Unb e em outras localidades, nas quais se faça necessária a realização virtuais de tarefas, especialmente, de mobilização dos atores e instituições do sistema de justiça e de movimentos sociais; f) Elaboração de relatórios de atividades e outros conteúdos relativos ao tema de atuação do projeto; g) Gerenciamento de e-mail, sítios e mídias virtuais do Projeto.

2. DOS REQUISITOS DA/O BOLSISTA

2.1.       Ser estudante regularmente matriculado/a em curso de graduação na Universidade de Brasília, preferencialmente nas áreas de Ciências Humanas e Sociais.

2.2.       Não possuir vínculo familiar de qualquer espécie com a coordenadora do projeto;

2.3.       Não possuir pendências acadêmicas ou administrativas relacionadas aos compromissos assumidos anteriormente em eventos, projetos ou programas.

2.4.       Ter disponibilidade de 15 (quinze) horas semanais, totalizando 60 (sessenta) horas mensais, presenciais ou remotas, conforme a necessidade e o plano de trabalho do projeto, para as atividades de extensão do projeto, incluídos o planejamento, o estudo, a avaliação e as atividades junto à comunidade;

2.5.       Não receber remuneração em quaisquer outros programas institucionais durante a vigência da bolsa PIBEX, com exceção da bolsa de assistência estudantil concedida pelo DAC/DDS;

2.6.       Não possuir pendências - acadêmicas ou administrativas - relacionadas aos compromissos assumidos anteriormente em Projetos ou Programas vinculados ao DEX;

 

3. DAS BOLSAS E VAGAS

3.1.       Será ofertada uma bolsa de extensão PIBEX no valor de R$400,00 (quatrocentos reais) mensais, pelo período de até seis (06) meses, com vigência a partir de maio de 2021 e término em outubro de 2021.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1.       As inscrições deverão ser feitas entre os dias 06 e 13 de abril de 2020, por meio do SIGAA;

4.2.       Ao se inscrever para esta Chamada Pública, a/o candidata/o concorda ter lido todos os itens desta Chamada Pública e, também, do edital DEX/DTE Nº 01/2021 – PIBEX disponível na página do DEX/UnB.

5. DA SELEÇÃO

5.1.       A seleção será feita a partir das informações coletadas no formulário eletrônico de inscrição e considerará, como critérios, o atendimento dos requisitos previstos no item 2 e, ainda, a demonstração do interesse e o domínio temático da candidata no campo de atuação do projeto, a sua disponibilidade em realizar as atividades, a sua capacidade de reflexão crítica sobre gênero e direitos humanos, a sua  experiência no campo temático e a demonstração de suas habilidades de expressão oral e escrita.

5.2.       O resultado será informado por e-mail no dia 14 de abril de 2021 e o/a estudante selecionado/a terá até o dia 15 de abril de 2021 para encaminhar o termo de compromisso devidamente assinado.

6. CRONOGRAMA

Período de inscrição

06 a 13/04/2021

Análise das inscrições e comunicação do resultado da seleção

14/04/2021

Encaminhamento do termo de compromisso assinado

15/04/2021

Implementação da bolsa

Maio/2021

7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1.       O/A bolsista selecionado/a deverá preencher e assinar o Termo de Compromisso de Estudante Extensionista, disponível em http://dex.unb.br/formularios/formularios-dte, e enviá-lo digitalizado à coordenadora do projeto, por e-mail, até o dia 15 de abril de 2021.

7.2.       A/O bolsista selecionada/o que não entregar o Termo de Compromisso de Estudante Extensionista até a data indicada será desclassificada/o e substituída/o pelo cadastro de reserva, seguindo a lista de espera.

7.3.       É de total responsabilidade do/a estudante extensionista acompanhar o resultado da seleção em sua caixa de e-mails.

7.4.       Quaisquer dúvidas sobre a seleção e/ou problemas relativos à disponibilidade do formulário e/ou seu preenchimento deverão ser encaminhadas para talitarampin@gmail.com

 

Ceilândia - DF, 06 de abril de 2021.

 Talita Tatiana Dias Rampin

Coordenadora do projeto

Professora da Faculdade de Direito

 

Seleção de bolsistas para o projeto de extensão "Assessoria Jurídica Popular Universitária - Roberto Lyra Filho (AJUP/RLF)"

O projeto de Assessoria Jurídica Popular Universitária - Roberto Lyra Filho (AJUP/RLF), sob a coordenação do professor José Geraldo de Souza Junior, torna público o edital destinado à seleção de bolsistas no âmbito do Edital PIBEX n° 1 de 2021, vinculado ao DEX/UnB (Decanado de Extensão da Univerisdade de Brasília).

Edital disponível no link: https://drive.google.com/file/d/1-h6nHkIK3UoUkrSLyieIoEa45eqDazk-/view?usp=sharing

Formulário disponível no link: https://forms.gle/9BURWUZydaKsGjnS7

Quaisquer dúvidas poderão ser sanadas de maneira remota, mediante o contato pelo nosso e-mail: ajupdf@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário