segunda-feira, 6 de maio de 2013



Sessão solene marca homenagem à Juíza Gláucia Falsarella com o título de Cidadã Honorária de Brasília

Homenagem Juíza Glaucia FalsarellaEm solenidade concorrida, na noite da última sexta-feira, 3/5, a Juíza do TJDFT Gláucia Falsarella Foley recebeu o título de Cidadã Honorária de Brasília, no Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal. A cerimônia foi conduzida pelo Presidente da Casa legislativa, Deputado Wasny de Roure, que compôs a mesa de abertura da sessão solene juntamente com a Deputada Federal Érika Kokay, o ex-reitor da UNB, José Geraldo de Sousa Júnior, e um representante dos agentes comunitários que atuam no projeto Justiça Comunitária.
A homenagem foi uma iniciativa da Deputada Érika Kokay, atual titular da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal, entre outras comissões em andamento. À época da proposição, publicada pelo Decreto Legislativo nº 307/2009 da CLDF, a deputada Érika Kokay era Deputada Distrital.
O evento foi prestigiado por magistrados, agentes comunitários, amigos e familiares da Juíza Gláucia Foley. Um discurso em homenagem à magistrada foi proferido pelo ex-reitor da UNB José Geraldo Júnior. Na ocasião, foi transmitido um vídeo com a trajetória da juíza e todo o seu trabalho frente ao Programa Justiça Comunitária. A deputada Érika Kokay e o agente comunitário que há doze anos faz parte do Programa também falaram em homenagem à magistrada. Todos ressaltaram o orgulho de ter em Brasília uma pessoa como a magistrada.
A juíza Gláucia Falsarella Pereira Foley é titular do Juizado Especial Criminal de Taguatinga e integra a Justiça do DF desde 1998, quando assumiu, por concurso público, o cargo de Juíza Substituta do TJDFT. É uma das idealizadoras e também coordenadora do Programa Justiça Comunitária, único programa do TJDFT a vencer o prêmio Innovare do Judiciário, em 2005.
O programa Justiça Comunitária é hoje reconhecido internacionalmente. No Brasil, foi adotado pelo Ministério da Justiça como política pública para tratamento de conflitos e implantado em diversos estados brasileiros. O programa pioneiro foi desenvolvido pelo TJDFT há 13 anos, em outubro do ano de 2000.
Clique aqui e assista ao vídeo transmitido durante a solenidade.
ícone twitter  ícone facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário