Extensão

Extensão


Ações extensionistas desenvolvidas na Unb desde o Direito Achado na Rua:


PROMOTORAS LEGAIS POPULARES


O projeto “Direitos Humanos e Gênero: Promotoras Legais Populares” (PLPs/DF) é uma experiência extensionista emancipatória iniciada em 2005 na Faculdade de Direito da UnB e que tem por base a prática da educação jurídica popular feminista.

Atualmente em sua 15ª edição, o projeto mantém uma turma em Ceilândia/DF, com encontros semanais, e outra turma em Águas Lindas/GO, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Foiás - IFG.


Coordenação acadêmica: profª Drª Talita Rampin



Mais informações: http://plpunb.blogspot.com/



ASSESSORIA JURÍDICA POPULAR Roberto Lyra Filho

Formalizada em 2012 como projeto de extensão na Faculdade de Direito da UnB, o projeto é composto por estudantes de graduação e pós-graduação de diversos cursos da UnB e de outras faculdades do Distrito Federal. 

A AJUP Roberto Lyra Filho atua na promoção de educação popular em direitos humanos e de assessoramento jurídico a comunidades e a movimentos sociais no DF

Coordenação acadêmica: prof. Dr. José Geraldo de Sousa Junior



PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL 

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação. O estudante e o professor tutor recebem apoio financeiro de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica.

O PETDireito-UnB foi criado em setembro de 2009, sob a tutoria do prof. Alexandre Bernardino Costa. Atualmente, é coordenado pela prof.ª Erica Fernandes Teixeira, da Faculdade de Direito da UnB.



VEZ E VOZ: educação popular na prevenção ao tráfico de pessoas
Projeto idealizado e desenvolvido a partir da reunião e esforços de estudantes e extensinistas da UnB, do fórum das Promotoras Legais Populares - PLPs, do Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal e da rede de educação cidadã do Distrito Federal para capacitar jovens e prevenir o tráfico de pessoas.

Coordenação acadêmica: prof. Dr. José Geraldo de Sousa Junior


TRIBUNAL POPULAR INTERNACIONAL SOBRE O SISTEMA DE JUSTIÇA

Iniciado em 2019 em articulação com a sociedade civil organizada e movimentos sociais, o projeto tem como objetivo geral reproduzir uma experiência de tribunal popular juntamente com movimentos sociais e organizações da sociedade civil, para popularizar o debate público sobre a complexa relação estabelecida entre o sistema de justiça brasileiro e a sistemática violação aos direitos humanos.

Coordenação acadêmica: profª Drª Talita Rampin



DEFENSORAS E DEFENSORES POPULARES
Concebido em 2019, o projeto se desenvolve nos marcos de O Direito Achado na Rua, em parceria firmada entre a Faculdade de Direito da Unb e a Defensoria Pública do Distrito Federal, por meio de sua Escola de Assistência Jurídica e Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos. Tendo como enfoque a capacitação de lideranças comunitárias e pessoas pertencentes a grupos vulneráveis, o projeto oferecerá, anualmente, curso abrangendo diferentes temáticas relacionadas ao direito e aos direitos humanos.

Coordenação acadêmica: profª Drª Talita Rampin






Nenhum comentário:

Postar um comentário