quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Fé, Política e Cidadania

Conversa sobre Justiça e Paz: Fé, Política e Cidadania

06/08/2014 14:17
Promovida pela Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, aconteceu como de costume, na última segunda-feira, 4 de agosto, no auditório dom José Freire Falcão, mais uma roda de conversa sobre Justiça e Paz. Desta vez o tema, sintonizado com a conjuntura eleitoral em curso no país, foi Fé, Política e Cidadania.
Com a presença do arcebispo de Brasília, dom Sergio da Rocha, e do bispo auxiliar, dom Leonardo Steiner, foram convidados os palestrantes Marcello Lavenère, da Comissão Brasileira de Justiça e Paz e ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; padre José Ernanne Pinheiro, da Comissão Justiça e Paz de Brasília, secretário-executivo do Centro Nacional de Fé e Política (Cefep); e a pastora Romi Bencke, de confissão luterana, secretária-geral do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil (Conic).
Os três debateram o tema sob o enfoque do compromisso leigo, pastoral e teológico, orientado pelos valores da ética e da responsabilidade que a fé dos cristãos tem como dever  imprimir à política.
Sob este ângulo, Lavenère mostrou como neste momento se constrói uma coalizão de protagonismos congregando mais de uma centena de entidades, entre as quais a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Estas entidades se mobilizam para a exigência de reformar o sistema político e de garantir eleições limpas.
Padre Ernanne tomou como referência o documento preparado pelos bispos na última Assembleia Geral, em Aparecida, para afirmar que “o voto não tem preço, tem consequências”. A pastora Romi, à luz dos princípios teológicos que balizaram a formação do modelo brasileiro de ecumenismo cristão lembrou os desafios que se põem à própria teologia quando esta se confronta com elementos de prosperidade, podendo distanciar a ação política dos compromissos da caridade elevada pela espiritualidade.
O debate mobilizou mais de 70 pessoas de diferentes movimentos, serviços e grupos católicos, além de agremiar as confissões evangélicas, judaicas e espíritas.
Ao final, dom Sergio colocou em relevo a oportunidade do tema em debate, destacando as séries de conversas - que prosseguirão até setembro sob a forma de debate com os candidatos ao governo do Distrito Federal.
O arcebispo também chamou a atenção para o caráter ecumênico presente nas intervenções, próprio do princípio de paz e justiça. Em consonância com a mensagem do Papa Francisco, lembrou que “envolver-se na política é uma obrigação para o cristão (...) A política é uma das formas mais elevadas da caridade”.
 
Comissão Justiça e Paz - Arquidiocese de Brasília

Um comentário:

  1. Ótimo site!
    Visite o nosso também sobre simulados de provas.
    http://gabaritaonline.com.br/?utm_source=seo&utm_medium=blog_finder&utm_campaign=blog_finder

    ResponderExcluir