quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Alunos da UnB são premiados em concurso nacional de monografia

Fonte: http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=8820
RECONHECIMENTO - 19/08/2014

Isa Lima/UnB Agência
 
Alunos da UnB são premiados em concurso nacional de monografia
Concurso realizado pela OAB para estudantes de Direito abordou a reforma política 
Ana Beatriz Machado - Da Secretaria de Comunicação da UnB

Os estudantes da Faculdade de Direito (FD/UnB) Pedro Henrique Moura de Farias e Fredson Carneiro conquistaram o primeiro lugar nas categorias graduação e pós-graduação do concurso Raimundo Faoro de Monografias, realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Os dois trabalhos vencedores foram orientados pelo professor José Geraldo de Sousa Junior, ex-reitor da universidade.
A premiação aconteceu nesta segunda-feira (18), em cerimônia na sede nacional da entidade, em Brasília. Iniciativa da Comissão Especial de Mobilização para a Reforma Política, o certame teve como tema “A OAB e a luta democrática no passado e no presente – Reforma Política Democrática e Eleições Limpas”. Participaram estudantes do curso de Direito de todo o país.
Pedro Henrique ganhou com o trabalho intitulado “Do autoritarismo à reforma política: um estudo sobre o passado e o presente da atuação da OAB para a redemocratização e para a proposta transparente do financiamento de campanhas eleitorais no Brasil”.
O aluno conta que teve o incentivo do professor José Geraldo, da disciplina Sociologia Jurídica, para participar da disputa. Como prêmio, Pedro Henrique ganhou uma bolsa de intercâmbio para a Espanha.
Vencedor do prêmio para pós-graduação, Fredson Carneiro, que atua na linha Direitos Humanos e Cidadania, apresentou a dissertação “A OAB e o Direito no país das maravilhas: entre o autoritarismo e a democratização social do Brasil contemporâneo”.
Ele explica que o título “é uma metáfora do clássico ‘Alice no país das maravilhas’, porque critica a imagem do Brasil, do homem cordial” citando o conceito do historiador Sérgio Buarque de Holanda.
Ele foi contemplado com o pagamento de um intercâmbio sociopolítico com a Ordem dos Advogados da França.
Reprodução
 Pedro Henrique recebe das mãos do presidente da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coelho (C), o diploma 
LINHAS DE PESQUISA – Em seu estudo, Pedro Henrique abordou o tema da reforma política, a proposta das eleições limpas e a atuação da OAB, atentando para a questão da redemocratização em relação aos 50 anos do golpe militar.
Também resgatou a história e o trabalho de Raymundo Faoro. Ele explica ainda, que dividiu seu trabalho em duas partes, sendo a primeira delas O passado político brasileiro no pós 1964, do autoritarismo a redemocratização: a importância de Raymundo Faoro e a atuação da OAB e as Perspectivas políticas atuais: a reforma política, o financiamento de campanhas eleitorais e a proposta da OAB.
Fredson optou por fazer o recorte de dois momentos: um entre 1968 e 1978, que foi o período mais difícil da ditadura, e de 2012 até agora, além de estudar as datas de conferências nacionais e a atuação da OAB. Ele faz, ainda, uma menção ao documentário “Os advogados contra a ditadura” de Silvio Tendler e dá enfoque à história da luta da OAB pela democracia.
Todos os textos e fotos podem ser utilizados e reproduzidos desde que a fonte seja citada. Textos: UnB Agência. Fotos: nome do fotógrafo/UnB Agência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário