quarta-feira, 4 de junho de 2025

 

Anais do 1º Simpósio Internacional Multidisciplinar das Humanidades, Brasil/Moçambique (6 a 9 de junho de 2023)

Lido para Você, por José Geraldo de Sousa Junior, articulista do Jornal Estado de Direito

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Lido para Você, por José Geraldo de Sousa Junior, articulista do Jornal Estado de Direito

Anais do 1º Simpósio Internacional Multidisciplinar das Humanidades, Brasil/Moçambique (6 a 9 de junho de 2023). António Raúl Sitoe, Carlos Paula de Moraes, Geórgia Pereira Lima, Jochua Abraão Baloi, José Gil Vicente, Priscila Pedrosa Prisco (org.) ISBN 978-65-88975-75-6. Rio Branco: Editora da Universidade Federal do Acre (Edufac). Recurso Eletrônico, 687 p. https://www2.ufac.br/editora/menu/anais-e-cadernos-de-resumos

                

Integrei, juntamente com meus colegas Alexandre Bernardino Costa (UnB) e Sabrina Cassol (UFAC/UnB), a expressiva e representativa COMISSÃO CIENTÍFICA do Simpósio, que contou também com acadêmicos vinculados ao Grupo de Pesquisa O Direito Achado na Rua, notadamente a professora Adriana Nogueira Vieira Lima, UEFS-BA.

Com satisfação, ligados a O Direito Achado na Rua, mas não necessariamente tendo se credenciado para participar do evento, com esse vínculo, estão no Sumário dos Anais, com seus trabalhos, alguns colegas: A CARNE MAIS BARATA DO MERCADO: RACISMO ESTRUTURAL, NECROPOLÍTICA E GENOCÍDIO DO POVO NEGRO EM CASOS EMBLEMÁTICOS NO RIO DE JANEIRO, texto de Jhulia Ferreira Medeiros e Gladstone Leonel Júnior; também A CAPTURA SUBJETIVA DO TRABALHO PELA CONCEPÇÃO NEOLIBERAL: TRABALHADORES SOBRANTES E A FORMAÇÃO DA CLASSE SOCIAL PELOS SUJEITOS COLETIVOS DE DIREITO, de Rodrigo Camargo Barbosa, trabalho, aliás, como seu próprio título indica, foi apresentado no ST 14 Direitos humanos, educação libertadora e direito achado na rua, coordenado por mim, Alexandre Bernardino Costa e Sabrina Cassol.

Além do trabalho de Rodrigo Camargo Barbosa, completaram a lista de artigos apresentados ao ST 14 – Simpósio Temático O Direito Achado na Rua:

DIREITO ACHADO NA EMPRESA: A RESPONSABILIZAÇÃO DIRETA DO SÓCIO OU ADMINISTRADOR QUE COMETE ATO DE ABUSO DA PERSONALIDADE JURÍDICA

Fabio Garcia Leal Ferraz

Kelly Cristina Canela

Ana Paula Bagaiolo Moraes Barbosa PG 171

A PROMOÇÃO DA CULTURA OCEÂNICA A PARTIR DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO MUNICÍPIO DO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL

Mirella Ribeiro Parente de Vasconcelos

Tarin Cristino Frota Mont`Alverne

Paulo Henrique Gomes de Oliveira Sousa PG 538

“Ó MEU CORPO, FAZ SEMPRE DE MIM UM HOMEM QUE QUESTIONA”: CONTRIBUIÇÕES DE FRANTZ FANON PARA O FIM DA ‘GUERRA ÀS DROGAS’.

Vitor Igor Fernandes Ramos PG 677

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO LETRAMENTO CRÍTICO

Marieli Rosa

Micheli Rosa PG 512

 

Esses trabalhos podem ser conferidos do drive, conforme o link, a seguir: https://drive.google.com/drive/folders/1BhyBIsqDOS7o8rfKJ5OzcNNwotoQrzBw?usp=sharing .

Tal como está na Apresentação, este 1º Simpósio Internacional Multidisciplinar de Humanidades Brasil/Moçambique, realizado entre 6 a 9 de junho de 2023, virtualmente, teve como tema: Democracia, Estado de Direito, Violência, Educação, Políticas Públicas e Desigualdade Social. A Universidade de São Tomás de Moçambique, foi a instituição anfitriã, mas teve a colaboração das universidades públicas brasileiras: Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal do Acre (Ufac).

Conforme a Apresentação, “essa atividade tem, dentre outras intencionalidades acadêmicas, a finalidade de fortalecer as relações internacionais entre Brasil e Moçambique, por meio da pesquisa e extensão universitária. No painel de abertura, abordou-se o tema intitulado “Brasil e Moçambique nas pesquisas em humanidades, caminhos e desafios para uma maior aproximação”, com a participação de Karina Yoshie Martins Kato, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Luís Tomás Domingos Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)”. 

O evento contou com 21 Simpósios Temáticos, a saber:

ST 01 Democracia: liberdade de expressão e de imprensa, erosão democrática e instituições de justiça, coordenado por Antônio Raul Sitoe, José Gil Vicente e Pierre Andre de Souza;

ST 02 Racismo, antirracismo e as políticas públicas de promoção de igualdade no Brasil: desafios e avanços, coordenado por Flávia rodrigues de Lima Rocha e Andressa Queiroz da  Silva;

ST 03 Educação jurídica antirracista e justiça racial: a formação docente e pesquisadores em direito no Brasil e na África lusófona, coordenado por Vanessa Santos do Canto e Ilzver de Matos Oliveira;

ST 04 Lutas contra-hegemônicas por outros modos de trabalhar e produzir: qual o papel do Estado e do Direito?, coordenado por Flávia Almeida Pita e José Raimundo Oliveira Lima;

ST 05 Vulnerabilidade social em zonas de conflito no século XXI, coordenado por Carlos Alberto Leite da Silva, José Gil Vicente e Luis Eduardo Celles Pombo;

ST 06 Migrações internacionais: fronteiras, culturas, etnias e identidade, coordenado por Geórgia Pereira Lima e Antônio Raúl Sitoe;

ST 07 Política pública urbana, desigualdade socioespacial e a crise climática nas cidades do Sul Global, coordenado por Bruno Soerio Vieira, Adriana Nogueira Vieira Lima, Ligia Maria Sila Melo de Casimiro;

ST 08 A educação e o ser integral: compreendendo e potencializando as qualidades do indivíduo à autoconsciência, coordenado por Marisa Hartwig e Carla Cristina Fiorini;

ST 09 Comparações solidárias: aproximações entre literatura e direitos humanos, coordenado por Yvonélio Nery Ferreira e Ana Beatriz Santos dos Anjos;

ST 10 Conflitos fundiários e socioambientais em contextos brasileiro e africano:  movimentos sociais, formação dos Estado e democratização, coordenado por Sidnei Clemente Peres, Bruno de Oliveira Rodrigues e Artemisa Odila;

ST 11 Como pensar direitos humanos diante dos conflitos sociambientais na Amazônia?, coordenado por Flávia Marinho Lisbôa, Girlian Silva de Souza e Liliam Regina Furtado Braga;

ST 12 Sociedade e cultura na Amazônia, coordenado por Bruno de Oliveira Rodrigues, Caio Augusto Teixeira Souto e Tiago Jacaúma;

ST 13 Educação em tempos de mudança, coordenado por Ernesto Vasco Mandlate, Anselmo Orlando Pinto e Isabel Hoguane;

ST 14 Direitos humanos, educação libertadora e direito achado na rua, coordenado por José Geraldo de Sousa Junior, Alexandre Bernardino Costa e Sabrina Cassol; 

ST 15 Política pública ambiental na Amazônia e os instrumentos econômicos no contexto das mudanças climáticas, coordenado por Lise Vieira da Costa Tupiassu Merlin, Jean-Raphael Gros-Mesormeaux e Iracema Teixeira Vieira;

ST16 Direitos humanos e territoriais dos povos indígenas e quilombolas do Brasil, coordenado por Girolamo Domenico Treccani, Juliete Prado de Faria;

ST 17 Ciência n’ativa: experiências etno-científicas e/ou participativas de ensino, pesquisa e extensão, coordenado por Andréa Martini, Aline Kieling e Nicoli Andrea Gonzalez Escobar;

ST 18 Sociologia digital e humanidades digitais: trabalho, cultura, tecnologia e sociedade, coordenado por Priscila Pedrosa, Bruno de Oliveira Rodrigues e Giuseppe Cocco;

ST 19 Ações de ensino, pesquisa e extensão de movimentos sociais, Neab’s e grupo correlatos para efetivação da educação étnico-racial como direito constitucional brasileiro, coordenado por Nady Bianca Medeiros de Albuquerque Danilo Rodrigues do Nascimento;

ST 20 Experiências e práticas pedagógicas na/com a educação étnico-racial, coordenado por Claudete de Sousa Nogueira, Eva Aparecida da Silva, Ana Cláudia Magnani Delle;

ST 21 Direito com potência: ontologia em Miroslav Milovic, coordenado por Rose Dayanne Santos de Brito, Vanja Grujic, Thayse Edith Coimbra Sampaio.

Como dizem os Organizadores, na Apresentação: “Na esteira de fortalecer os investimentos acadêmicos, as atividades desenvolveram-se de forma produtiva. Os debates nos diversos STs possibilitaram a elaboração dos 44 artigos selecionados pela Comissão Científica para a publicação nos Anais desse Simpósio, que visa fortalecer o intercâmbio de debates entre pesquisadores de diversas instituições dos dois países organizadores, ressaltando a importância das ciências humanas como um significativo instrumento, dentro das instituições partícipes, para o desenvolvimento social dos países mais diretamente envolvidos nessa atividade. Como painel de encerramento do evento abordou-se o tema a Importância das Universidades para o desenvolvimento social, com as contribuições dos conferencistas Philippe Oliveira de Almeida (Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ) e Antônio Cipriano Parafino Gonçalves (Universidade São Tomás de Moçambique-USTM)”.

A temática geral do Simpósio, não posso deixar de anotar, remete, para mim, de modo a que esse marcador estivesse imanente à organicidade do ST de cuja organização participei, a mesma ordem de preocupação que me fez abrir, desde que esse foi o tema de minha conferência inaugural do XXIIIº Congresso Internacional de Humanidades, realizado em Brasília na Universidade de Brasília. Com efeito, a conferência foi lida, na plataforma para a realização remota do evento, no dia 05 de janeiro de 2021. O Tema geral do Congresso foi:  PODER, CONFLITO E CONSTRUÇÃO CULTURAL NOS ESPAÇOS LATINO-AMERICANOS, mas ela procurava expressar uma indagação que também lacei na abertura do ST em Moçambique: “apesar das diferenças de percurso para nos constituirmos um espaço comum latino-americano (ao qual incluo também o espaço comum africano) social e político, qual a história comum que forja a comunidade de culturas e a comunidade de afetos que somos ou que podemos ser e na medida em que nos possamos constituir também como povos que se podem conceber como um destino compartilhado?

Para melhor situar os fundamentos dessa indagação remeto a https://estadodedireito.com.br/revista-humanidades-existindo-resistindo-e-reinventando-universidades-publicas-no-brasil-atual/. Contudo, folgo em ver que essas questões permeiam muito do que se arrolou nesses anais ainda no esforço de refletir sobre esse possível destino compartilhado.

 

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