sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Está aberta a seleção pública de artigos para a obra “Introdução Crítica aos Direitos Humanos”

 

Desde o início de 2024 tem sido desenvolvido no âmbito da Universidade de Brasília o projeto "Formação Comunitária em Direitos Humanos", em parceria firmada com o Conselho Nacional de Direitos Humanos e o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (projeto cadastrado na UnB sob nº PJ950-2023).

Compreendendo o direito desde uma perspectiva crítica, o projeto fomenta discussões comunitárias em nível regional sobre a experiência cotidiana e o cenário atual dos direitos humanos no Brasil, com especial enfoque nas populações do campo e das florestas, em conexão com a universidade em sua função social de projeção e construção de práticas dialógicas interepistêmicas, desentranhando da comunidade os sentidos do direito e dos direitos humanos na experiência cotidiana, para então voltar a refletir sobre as práticas institucionais e sociais no liminar do século XXI.

Como parte de suas atividades, o projeto desenvolverá a obra "Introdução Crítica aos Direitos Humanos", que integrará a série "O Direito Achado na Rua", e por meio do Edital nº01/2025 selecionará 15 (quinze) artigos para integrá-la.

Os artigos serão recebidos até o dia 10 de março de 2025 pelo e-mail livro.dh.achadonarua@gmail.com


Edital nº01/2025

 

 

Seleção pública de artigos para a obra “Introdução Crítica aos Direitos Humanos”, da série “O Direito Achado na Rua”.

 

 

1.     ORIENTAÇÕES GERAIS

 

1.1.  Esta chamada pública destina-se à divulgação dos prazos e dos procedimentos para a submissão de artigos para a obra “Introdução Crítica aos Direitos Humanos”, que integrará a série “O Direito Achado na Rua”, no ano de 2025.

1.2.  A obra será desenvolvida no âmbito do projeto “Formação Comunitária em Direitos Humanos”, coordenado pelos professores Antonio Sergio Escrivão Filho, Talita Rampin e José Geraldo de Sousa Júnior, realizado desde 2024 em parceria institucional firmada entre a Universidade de Brasília, o Conselho Nacional de Direitos Humanos e o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.

1.3.  Ela será organizada a partir das seguintes seções temáticas:

Introdução - O que são os direitos humanos?

Seção I - História e trajetória do Conselho Nacional de Direitos Humanos

Seção II - Terra, território, espaços urbanos e movimentos sociais

Seção III - Defensoras e defensores de direitos humanos

Seção IV - Memória, verdade e educação em direitos humanos

Seção V - Direitos humanos e as relações étnico-raciais

Seção VI - Direitos humanos e as relações de gênero e sexualidades

Seção VII - Democracia e participação social

Seção VIII – Instituições do Estado, Segurança Pública e Políticas Públicas

Seção IX - Trabalho, classe e a ofensiva neoliberal

Seção X - Velhos e novos desafios para os direitos humanos

1.4.  Serão selecionados 15 (quinze) artigos por meio da chamada pública, sendo pelo menos um para cada uma das seções temáticas numeradas de I a IX e cinco para a seção X.

 

2.     SUBMISSÕES

2.1.  Não há limite de coautores/as e nem exigências relacionadas à titulação, desde que indicada a comprovada atuação dos/as autoras na temática associada ao tema do artigo enviado.

2.2.  Cada autor/a poderá submeter e/ou estar vinculado/a a um artigo, no máximo.

2.3.  As submissões devem ser feitas até o dia 10 de março de 2025 pelo e-mail livro.dh.achadonarua@gmail.com, devendo constar, no campo “assunto”, a indicação da seção temática escolhida e o título principal do trabalho, conforme o seguinte exemplo: Seção 1 — Título do trabalho.

2.4.  Formatação: os artigos deverão ser enviados no formato word, observando o seguinte formato geral: 5 a 10 páginas, Fonte “Times New Roman”; corpo 12; alinhamento justificado; sem separação de sílabas; entrelinhas com espaçamento 1,5; parágrafo de 1,5 cm; margem - superior e esquerda: 3 cm, inferior e direita: 2 cm.

 

3.     DOS ARTIGOS

 

3.1.  Os artigos deverão observar as normas da ABNT e os seguintes elementos:

Título: Escrito com letras maiusculas, negrito, em espaço 1,5, fonte tamanho 12, alinhamento centralizado. Os títulos e os subtítulos de seções devem ser alinhados à esquerda e conter um texto a eles relacionado, bem como constar numeração progressiva.

Autoria: os nomes de todos/as os/as autores/as deverão ser indicados, assim como seu vínculo institucional, maior titulação (ou indicação da atuação do/a na área temática, conforme o caso) e e-mail.

Resumo: deve apresentar um máximo de 250 (duzentas e cinquenta) palavras, onde deverão ser apresentadas as principais informações do texto, em uma sequência de frases concisas, e deve apresentar a natureza do tema e o problema, metodologia utilizada, principais resultados e conclusões. O texto deverá ser redigido com espaçamento simples, fonte tamanho 12, alinhamento justificado, sem recuo na primeira linha do parágrafo.

Palavras-chave: Informar de três a cinco palavras-chave separadas por vírgula.

Introdução: Descrever uma visão geral sobre o tema abordado no estudo, com definição dos objetivos do trabalho e relevância da pesquisa.

Discussões e conclusões: Apresentar o debate que está sendo proposto, questões práticas (se houver) e as possíveis conclusões.

Referências: Citar referências consultadas, observando as normas da ABNT.

3.2.  As citações e as referências devem obedecer às regras da ABNT. O sistema de chamada das referências das citações diretas ou indiretas devem ser no formato autor-data, sendo as notas de rodapé somente explicativas.

3.3.  O envio espontâneo de qualquer colaboração implica automaticamente na cessão dos direitos autorais às/aos organizadoras/es da obra.

3.4.  A publicação dos artigos na obra “Introdução Crítica aos Direitos Humanos” não implica em remuneração aos autores e autoras.

3.5.  Ao enviarem os artigos, seus autores e autoras declaram ciência de todas as regras, prazos e procedimentos adotados pela Comissão Organizadora no presente edital.

 

4.     CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS SELECIONADOS

 

4.1.A avaliação dos artigos observará os seguintes critérios:

a) Relevância e pertinência temática do trabalho com problemas concretos da realidade brasileira e latinoamericana.

b) Explicitação da justificativa da escolha do tema, do objetivo do estudo, do problema e dos métodos e referencial bibliográfico utilizados para responder ao problema estabelecido;

c) Desenvolvimento do artigo de maneira lógica e bem estruturada;

d) Adequação,      densidade       e atualização  dos      referenciais    utilizados ou das informações prestadas no artigo, com estabelecimento de diálogo com teorias críticas do direito e dos direitos humanos, bases de dados e experiência na militância e ativismo;

e) Conclusão que responda adequadamente ao problema de pesquisa;

f) Observação dos parâmetros estabelecidos para a submissão do trabalho e adequação ortográfica e gramatical.

g) Vinculação do trabalho à uma das seções temáticas indicadas a seguir:

 

4.2. A listagem dos trabalhos selecionados estará disponível no blog do Direito Achado na Rua, a partir do dia 31 de março de 2025. Link: https://odireitoachadonarua.blogspot.com/

 

 

5. DISPOSIÇÕES FINAIS

 

5.1. Quaisquer dúvidas sobre a seleção deverão ser encaminhadas para livro.dh.achadonarua@gmail.com

5.2. Casos omissos e outras decisões necessárias no âmbito desta seleção pública serão resolvidas pela Coordenação do projeto.

 

Brasília-DF, 24 de janeiro de 2025

 

Antonio Sergio Escrivão Filho

Talita Tatiana Dias Rampin

José Geraldo de Sousa Júnior

Coordenadora e Coordenadores

Projeto ‘Formação Comunitária em Direitos Humanos




Modelo de formatação disponível em: https://docs.google.com/document/d/1PORGzFA_2-7TZg8GsDTMmYrAK_GgWLtK/edit?usp=sharing&ouid=116432911068064687694&rtpof=true&sd=true

Nenhum comentário:

Postar um comentário