terça-feira, 10 de março de 2015

Aula Magna e Programa de Visita do Professor Alberto Filippi na UnB

Os Programas de Pós-Graduação do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília, Programa de Direitos Humanos e Programa de Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, convidam para a Aula Magna, a ser proferida pelo prof. Alberto Filippi, no dia 23 de março de 2015, às 18h30, intitulada: “América Latina, Democracia, Direitos Humanos e Justiça de Transição: Diálogo Crítico entre Filosofia, Política e Direito”, no auditório do Memorial Darcy Ribeiro na UnB (Beijódromo).
 Professor Alberto Filippi  é professor aposentado da niversità di Camerino - Itália e Professor na Escuela de Serviço Judicial na Argentina. Doutor em Filosofia na Universidade de Roma "La Sapienza". Doutor Honoris Causa em Ciência Política pela Universidad Ricardo Palma, em Lima (Peru). O estudo da configuração histórica das instituições, com particular referência às recíprocas influências do pensamento político entre a Europa e as Américas é uma constante em suas pesquisas e nos cursos e conferências. Nesses estudos o pensamento de Darcy Ribeiro, seu amigo, tendo sido seu tradutor para o italiano de vários escritos, tem lugar de destaque.
                           (Programação Completa da Visita)*

23/03, às 18h30 -  Aula Magna dos Programas de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania e Pós-graduação em Desenvolvimento, Sociedade e  Cooperação Internacional  da Universidade de Brasília – Aula Magna título. “América Latina, Democracia, Direitos Humanos e Justiça de Transição: Diálogo Crítico entre Filosofia, Política e Direito”.
 Local: Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo – auditório).

23/03, às 20h45 – Lançamento de coletânea de livros  - Comissão de Anistia/ UFPB e  UnB/. Local – Memorial Darcy Ribeiro Beijódromo – auditório.

24/03 – das 09h00 às 12h00 -  Apresentação e debate da pesquisa da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça: “Análise da pesquisa sobre deslocamento de incidente de competência de julgamento de violações de direitos humanos”, de responsabilidade da SRJ/MJ
 Apresentação do Relatório
·      Flavio Croce - Secretário da Reforma do Judiciário/MJ
·      Prof. Guilherme de Almeida – Coordenador da pesquisa – USP
Coordenação da Mesa
·      Prof. José Geraldo de Sousa Junior - UnB/PPGDH

·      Debatedores:
·      Prof. Alberto Filippi
·      Procurador da República Ubiratan Gazetta
·      Ludmila Cerqueira Correia, Professora da UFPB

24/03   - às 12h30 – Almoço na Fundação Darcy Ribeiro e visita ao acervo e instalações do Memorial Darcy Ribeiro.

*Pode haver alteração do programa e locais

Nenhum comentário:

Postar um comentário