quarta-feira, 11 de julho de 2012

Projeto de criação da Comissão da Verdade será apresentado na próxima semana


DIREITOS HUMANOS - 10/07/2012
Professores entregam ao reitor proposta de funcionamento do grupo que pretende analisar os casos de repressão contra professores e alunos durante a ditadura militar 
Débora Cronemberger - Da Secretaria de Comunicação da UnB
Fonte:  http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=6825 
A proposta de estrutura, competências e prazo de trabalho da Comissão da Verdade da Universidade de Brasília será apresentada na próxima semana ao reitor José Geraldo de Sousa Junior. O esboço da comissão, concebida para investigar a repressão contra professores e alunos da UnB durante a ditadura militar, será apresentado pelos professores Cristiano Paixão, da Faculdade de Direito, e José Otávio Guimarães, do Departamento de História, pelo coordenador-geral de Memória Histórica da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Marcelo Torelly, e pela assessora do reitor, Lívia Gimenes. O objetivo do reitor é instituir a Comissão da UnB em 15 dias.
A ideia é que a UnB possa contribuir com a Comissão Nacional da Verdade instituída pela presidenta Dilma Rousseff em maio. A Comissão Nacional foi criada para investigar, em dois anos, violações aos direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988. Com sete integrantes, a Comissão criada por Dilma deverá ter como foco inicial os desaparecimentos políticos durante a ditadura militar (1964-1985). Ao fim do trabalho será produzido um relatório oficial sobre as circunstâncias das violações, apontando o nome dos responsáveis.
Existem comissões similares instituídas em âmbito estadual e municipal, como é o caso da Comissão Estadual de São Paulo, criada em fevereiro, mas ainda não há grupo com essa atuação em universidades federais. “É necessário chegar à verdade sobre os fatos para evitar a repetição dos ciclos de violência”, disse o reitor, que se reuniu na segunda-feira, 9, à noite, com o grupo que irá propor o modelo da Comissão. 
Emília Silberstein/UnB Agência
Reitor ressaltou a importância de se chegar a verdade para evitar ciclos de violência
Durante a ditadura militar, a UnB sofreu diversas invasões (leia aqui o histórico) e a comunidade acadêmica enfrentou forte repressão. Uma das metas da Comissão será esclarecer o que houve com Ieda Santos Delgado, Paulo de Tarso Celestino e Honestino Guimarães, estudantes da Universidade que desapareceram durante o governo militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário