domingo, 29 de julho de 2012

Comissão quer indentificar colaboradores da ditadura dentro da UnB

Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/07/28/interna_cidadesdf,314080/comissao-quer-indentificar-colaboradores-da-ditadura-dentro-da-unb.shtml
Universidade de Brasília deve instalar em agosto a comissão que pretende resgatar e esclarecer episódios ocorridos durante a ditadura militar contra alunos e professores

Publicação: 28/07/2012 08:00 Atualização: 28/07/2012 11:35
Honestino Guimarães (em pé, à direita) foi um dos estudantes perseguidos pelos militares na UnB (Arquivo CB/D.A Press - 1973)
Honestino Guimarães (em pé, à direita) foi um dos estudantes perseguidos pelos militares na UnB
As páginas em branco deixadas pela ditadura na história das famílias dos estudantes da Universidade de Brasília podem começar a ser preenchidas. No início de agosto, a Comissão da Verdade da UnB iniciará os trabalhos para recolher documentos e depoimentos sobre o que ocorreu na instituição no período compreendido entre 1964 e 1988, quando foi promulgada a atual Constituição Federal. Além de contribuir com o grupo nacional, uma das intenções é identificar quem foram os colaboradores do regime dentro da universidade e quais direitos dos que resistiram ao regime foram violados. Outro ponto a ser tratado é o resgate do projeto inicial idealizado por Darcy Ribeiro ao fundar a instituição de ensino superior, criada para ser o centro de pensamento cultural livre de Brasília.

Até hoje, as informações sobre a resistência e a repressão dos militares foram coletadas a partir de testemunhos. Professores reintegrados e alunos contaram o que viveram à época. Com a recente Lei de Acesso à Informação, uma outra versão dos fatos pode ser descoberta. Os arquivos do Serviço Nacional de Informações (SNI) — que antes traziam com tarjas pretas sobre os nomes dos envolvidos com a repressão e atentados aos direitos humanos — agora estão liberados no Arquivo Nacional e na própria universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário