terça-feira, 26 de maio de 2020

PET NEWS - Boletim Informativo do Programa de Educação Tutorial Direito - UnB


O Programa de Educação Tutorial Direito - UnB (PET Direito UnB) lançou o seu primeiro Boletim Informativo intitulado "PET NEWS", iniciativa extensionista "que, entendendo a comunicação como elemento primordial para uma educação em direitos humanos, tem por objetivo divulgar informações de interesse da comunidade acadêmica e da externa acerca dos direitos sociais." (PET NEWS, 2020, p.1).

Além de informações sobre o próprio projeto (Conheça o PET, p.22), o Boletim apresenta a campanha #VALORIZAPET (p.9), mobilizada pelo InterPET como estratégia de valorização dos Programas de Educação Tutoriais diante da atual conjuntura:

"O Programa de Educação Tutorial (PET) está presente na maioria das Universidades públicas, nos mais diversos cursos. Um PET é um grupo de estudantes que desenvolvem diversos projetos de ensino (palestras, cursos, workshops, oficinas), pesquisas e extensões, levando o conhecimento acadêmico para a comunidade das mais diversas formas.
O PET muda a vida de centenas de estudantes da graduação, transformando suas trajetórias profissionais e pessoais. Mesmo sendo um programa de excelência, também vem sofrendo ataques constantes, como toda a produção científica de nosso país.
Assim, petianes da Universidade de Brasília lançam a campanha #VALORIZAPET, em vista de mostrar minimamente o quão vasta e rica é a produção que esse programa viabiliza acontecer. Por meio da hashtag, será possível acessar tudo que todos os grupos têm produzido e divulgado ultimamente."
O PET Resiste, por isso Ele Existe!

Nesta edição, o Boletim divulga dois artigos. O primeiro deles trata da atual conjuntura pandêmica e seus reflexos nas relações de trabalho ("COVID e as Relações de Trabalho", p.4, de coautoria de Érica Fernandes e Kelle Cristina Silva), refletindo sobre o cenário de retrocesso dos direitos sociais e dos direitos humanos, e a delegação do 'custo da crise' para as trabalhadoras e trabalhadores.

Nesse sentido, identificamos várias medidas (muito mais eficientes e urgentes) a serem tomadas, sem reduzir o salário do cidadão obreiro, como: criar políticas públicas efetivas com base na solidariedade; realizar a intervenção do Estado para melhor haver distribuição de riqueza acumulada e proporcionar a renda mínima necessária ao cidadão (pagamento de renda básica de cidadania a todas as famílias carentes); implantar a tributação de grandes fortunas, aumentar a tributação incidente sobre heranças e doações; suspender imediatamente os benefícios fiscais e proibir a prorrogação de prazos para pagamento.

Já o segundo artigo ("PET na História", p.10, de autoria de Giovana Dill) enfoca o 1º de Maio e problematiza "Dia do trabalhador ou dia do trabalho?". Denunciando a "fragilização das garantias trabalhistas e revela um enorme descaso do atual governo", o conclui pelo necessário resgate da essência da luta trabalhista, do protagonismo e da visibilidade da classe operária.

O Boletim também divulga uma entrevista realizada por Kelle Cristina Silva (PET Entrevista, p.13) com a estudante Débora da Silva de Oliveira sobre sua experiência extensionista e visão universitária, e uma seção de "Guia de profissões", subscrita por Ítalo Silva, que é dedicada a analisar a "realidade de algumas profissões possíveis para os estudantes de direito.".

Através dele também é possível obter indicações de livros e outras obras artísticas, reunidos na seção "PET Indica", elaborada por Giovana Dill e Ingrid Borges, sugestões estas que, somadas àquelas de eventos virtuais apresentados por Ingrid Borges na seção "Fique por Dentro", nos ajudam a criar uma agenda cultural própria.

Para conhecer mais sobre o PET Direito UnB, acesse o blog (http://www.petdireitounb.com.br/) e o acompanhe nas redes sociais:
Instagram @petdireitounb
Facebook PET Direito UnB
petdireitounb@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário