domingo, 18 de agosto de 2019

O lançamento do Livro "Do Direito Autoconstruído ao Direito à Cidade", no Bairro de Saramandaia: uma história cheia de camadas


Por Adriana Nogueira Vieira Lima,
Professora da UEFS e Autora do livro;
Membro dos Grupos de Pesquisa "O Direito achado na Rua (UnB) e Lugar Comum (UFBA). 




O dia 03 de agosto de 2019 começou cedo, com o carro de som percorrendo as ruas, vielas e becos de Saramandaia, convidando os moradores para o lançamento do Livro. A Escola Marisa Baqueiro Costa, primeiro equipamento público do Bairro, conquistado através luta da Associação Beneficente das Senhoras de Saramandaia, foi escolhido para sediar o evento.




Ao longo do dia, esse espaço foi sendo cuidadosamente transformado em lugar de festa e partilha do comum. Arranjos de  flores, toalhas coloridas, equipamento de som, café, suco, frutas e bolos compunham a mística, cuidadosamente preparada pela Diretora da Escola e pela família de Sr. Armandio, grande liderança do Bairro, que faleceu este ano e cujas falas compõem as narrativas que conferem vida à obra lançada.

Os convidados foram chegando aos poucos. Alguns mais desconfiados, outros mais à vontade. A tecnologia permitiu que os ausentes se tornassem presentes, "através de espírito e coração", como afirmou irmã Paula, no vídeo enviado a partir do Mosteiro de Santa Sé do Sul. Para ela, o Livro serviu como um dispositivo de memória que lhe fez lembrar "a  garra e a coragem dos moradores na luta para a construção do Bairro, reivindicação de direitos e construção da cidadania".

Sonho, recordação, vivência compartilhada, luta e visibilidade foram as palavras acionadas pelos presentes (professoras, agentes de saúde, diretora do posto médico, artistas do bairro, moradores, comerciantes,  representantes de instituições atuantes no  Bairro  - Associação de Moradores de Saramandaia, Grupo Arte Consciente,  Balanço das Latas Brasil, Conselho de Moradores, Liga Esportiva de Futebol, Paróquias, Igrejas Evangélicas, Batista, etc.) para fazer referência à obra lançada.


O evento seguiu marcado por reencontros entre três gerações - uma condensação de tempos em um pequeno espaço de sala de aula. O lançamento do Livro comportava-se com pretexto para produção de novas narrativas, e a obra se confundia com a realidade. As falas orgulhosas em transformar "lama em cidade", tecidas pelas lideranças da primeira geração, eram enlaçadas  por repertórios discursivos lançados pelos jovens presentes, que transversalizaram a conquista do território pelas dimensões de gênero e raça, projetando novos desejos e aspirações.


Os discursos foram atravessados pela arte, em forma de poesia e canções de autoria dos artistas do Bairro, e também por homenagens à autora, à Diretora da Escola Marisa Baqueiro, professora Joseana Rocha, e ao cinegrafista Lúcio Lima, produtor do documentário Retalho: a memória de Saramandaia.


O último comentário sobre o Livro não foi feito através de palavras, mas pela entrega de uma tela grafitada pelo artista plástico Tito Lama. Neste momento, em que o país está marcado pelo ódio tóxico que se infiltra no nosso cotidiano, a arte subverte, materializando a luta pela moradia em uma tela que transpira oxigênio e emoção terna.





Assim, o Livro, resultado de uma tese de doutorado defendida na Universidade Federal da Bahia, que busca analisar a produção e (des) construção dos direitos urbanos em suas diversas escalas,  sob orientação da professora Ana Fernandes, comporta-se como obra viva e utopia compartilhada, que rompe os muros da academia e é reapropriada pelos "sujeitos coletivos de direito", no dizer do professor José Geraldo Sousa Júnior, fazendo crer que vale a pena produzir uma ciência militante e afetada pelo ser, fazer e saber, como nos propõe o jurista Roberto Lyra Filho.

3 comentários:

  1. Saramandaia memoria real, eu tive a honra de estar ao lado dessa escritora meiga, Adriana Nogueira, vivo nesse bairro a 35 anos e vi de perto as lutas e vitorias conquistadas por lutadores do bairro, principalmente o meu pai seu Armandio que hoje não está presente mas as suas atitudes e coragem fez com que hoje Saramandaia conquistasse o seu espaço.

    ResponderExcluir
  2. Faço parte dessa comunidade e me orgulho em ver a minha querida Saramandaia, crescendo e evoluindo a cada dia.

    ResponderExcluir
  3. Olá Que trabalho milagroso de grande Amiso, eu sou Jose Nuno, minha esposa me deixou porque tenho câncer no corpo, então enviei um email para o Dr.Amiso e explico tudo para ele, ele cura a doença e devolve minha esposa de volta para mim , eu também disse ao meu amigo Ferrao, que sua esposa está se divorciando em três dias, ele também entrou em contato com o Dr.Amiso, espera e vê sua esposa ligar para o advogado 2 dias antes do terceiro dia de assinar o documento de divórcio e disse que ela é Para não se divorciar do marido novamente, ele deve parar e pesquisar todos os documentos sobre a questão do divórcio, acredite: agora eles estão vivendo felizes como nunca antes. caso você esteja passando por um problema conjugal, entre em contato com Dr.Amiso pelo herbalisthome01@gmail.com

    ResponderExcluir