quinta-feira, 14 de julho de 2011

Andifes dá caloroso apoio à UnB

Reitores de todo o país aprovaram por unanimidade documento que condena reportagem da revista Veja
Ana Lúcia Moura - Da Secretaria de Comunicação da UnB


A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes) aprovou por aclamação manifestação de apoio à Universidade de Brasília. Os reitores afirmaram que a reportagem Madraçal do Planalto, publicada pela revista Veja no último dia 4 de julho, "não reflete a realidade acadêmica e institucional da Universidade de Brasília". A reportagem afirma que a universidade se transformou em ambiente de perseguição política.
A manifestação foi aprovada durante reunião do conselho pleno da Andifes, na Universidade Federal de Goiás, onde acontece o 63º encontro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Presente à reunião, o secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, também manifestou apoio à universidade. "A reportagem certamente não reflete o espaço democrático que é a UnB".
Os reitores consideram que "na UnB, o espaço garantido para o debate, a crítica e a diferença é alimento e faz com que ela cresça e avance com tolerância, inclusão e sem abrir mão da qualidade acadêmica e da produção científica relevante". Na carta, eles defendem também a legitimidade do processo que elegeu o reitor José Geraldo de Sousa Junior. "O atual reitor foi escolhido pela comunidade acadêmica num processo eleitoral com regras baseadas na lei e definidas pelo integrantes do Conselho Universitário", diz o documento.
Os dirigentes das instituições de ensino superior destacam que o Conselho Universitário funciona com 89 integrantes, sendo 62 deles professores, 16 estudantes e 10 técnicos-administrativos. "A Andifes manifesta seu integral apoio e respeito à opinião de milhares de professores, alunos e técnico-administrativos que formam a comunidade acadêmica e escolhem o reitor da UnB e definem seus caminhos", concluem.

Leia aqui carta do reitor da Universidade de Brasília, José Geraldo de Souza Junior, além de depoimentos de personalidades das mais diferentes áreas e resposta de diretores de unidades acadêmicas sobre os fatos relatados na reportagem.
Todos os textos e fotos podem ser utilizados e reproduzidos desde que a fonte seja citada. Textos: UnB Agência. Fotos: nome do fotógrafo/UnB Agência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário