terça-feira, 2 de abril de 2024

Seleção de estudantes para o Projeto Rexistir - Núcleo LGBT+: práticas e potencialidades no diálogo entre sujeitos, movimentos sociais e estado

 

CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS PIBEX EDITAL Nº 01/2024

 

 

Chamada pública para seleção de bolsistas para atuação no  Decanato Extensão, no âmbito do Projeto Rexistir - Núcleo LGBT+: práticas e potencialidades no diálogo entre sujeitos, movimentos sociais e estado, na área de Ciências Humanas e  Sociais Aplicadas.

 

 

A coordenadora do projeto de extensão Rexistir - Núcleo LGBT+: práticas e potencialidades no diálogo entre sujeitos,  movimentos sociais e estado (PJ609-2024), observando Resolução DEX 02/2018, acerca dos critérios públicos de escolha de bolsistas e a Resolução CAD 003/2018, torna pública a seleção de estudantes interessades em participar nas atividades  extensionistas no ano de 2024.

1. APRESENTAÇÃO

1.1. O projeto “Rexistir - Núcleo LGBT+: práticas e potencialidades no diálogo entre sujeitos, movimentos sociais e estado"  é um projeto de extensão popular pautado pela prática jurídica e educação popular que realiza o acolhimento de  pessoas LGBTQIAPN+, oferece assessoria jurídica gratuita, interdisciplinar e humanizada para pessoas LGBTQIAPN+ do DF e  produz pesquisas sobre gênero e sexualidade.

1.2. Seu objetivo geral é enfrentar as práticas LGBTfóbicas e mitigar as violências contra a população LGBTQIAPN+, principalmente do  Distrito Federal, através da prática jurídica, da educação popular, do acolhimento e na perspectiva da articulação em rede de entidades e movimentos sociais em âmbito local e nacional. Visa, com o desenvolvimento de suas atividades, promover a  assistência e assessoria jurídica humanizada a pessoas LGBTQIAPN+, construir conexões com redes de apoio à população  LGBTQIAPN+(movimentos, instituições e coletivos que a integram), produção e difusão de conhecimentos sobre gênero e  sexualidade, além de condução de pesquisas, debates e disciplinas sobre a temática.

1.3. Para tanto, se estrutura em coordenações: geral, jurídica, de extensão, de mídias e acadêmica, com atuação, respectivamente,  de acompanhamento geral das ações, atendimento humanizado a pessoas LGBTQIAPN+, diálogos com os movimentos sociais,  instituições e coletivos, produção de mídia sobre o tema e condução de pesquisa e debates sobre a temática.

1.4. Dentre as atividades que serão realizadas em 2024 estão: organização e participação em reuniões da equipe do projeto e com  movimentos sociais e organizações da sociedade civil, levantamento e assessoramento de casos concretos e emblemáticos de  violações, desenvolvimento e participação em atividades de formação, oficinas, seminários e atividades temáticas, organização  e realização de mesas de debate virtuais, entre outras.

2. DOS REQUISITOS DA/O BOLSISTA

2.1. Ser estudante regularmente matriculado/a em curso de graduação na Universidade de Brasília, preferencialmente nas  áreas de Ciências Humanas e Sociais.

2.2. Não possuir vínculo familiar de qualquer espécie com a coordenadora do projeto;

2.3. Não possuir pendências acadêmicas ou administrativas relacionadas aos compromissos assumidos anteriormente em  eventos, projetos ou programas.

2.4. Ter disponibilidade de 15 (quinze) horas semanais, totalizando 60 (sessenta) horas mensais, presenciais ou remotas,  conforme a necessidade e o plano de trabalho do projeto, para as atividades de extensão do projeto, incluídos o  planejamento, o estudo, a avaliação e as atividades junto à comunidade;

2.5. Não receber remuneração em quaisquer outros programas institucionais durante a vigência da bolsa PIBEX, com

exceção da bolsa de assistência estudantil concedida pelo DAC/DDS;

2.6. Não possuir pendências - acadêmicas ou administrativas - relacionadas aos compromissos assumidos anteriormente em Projetos ou Programas vinculados ao DEX;

3. DAS BOLSAS E VAGAS

3.1. Serão ofertadas 01 (uma) bolsa de extensão PIBEX no valor de R$ 700,00 (setecentos reais) mensais, pelo período de até 09 (nove) meses, com vigência a partir de abril de 2024 e término em dezembro de 2024.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.2. As inscrições deverão ser feitas entre os dias 04 e 10/04/2024, por meio do SIGAA e do preenchimento do formulário  eletrônico de inscrição disponível online em: (https://forms.gle/m7dGEfsQsJ2d6RkcA)

4.3. Ao se inscrever para esta Chamada Pública, e candidate concorda ter lido todos os itens desta Chamada Pública e,  também, do edital nº 01/2024 – PIBEX, disponível na página do DEX/UnB  (https://dex.unb.br/edital/pibex/category/408-pibex-2024). 

5. DA SELEÇÃO

5.1. A seleção será feita a partir das informações coletadas no formulário eletrônico de inscrição e considerará, como critérios, o  atendimento dos requisitos previstos no item 2 e, ainda, a demonstração do interesse e o domínio temático do/a  candidato/a no campo de atuação do projeto, a sua disponibilidade em realizar as atividades, a sua capacidade de reflexão  crítica sobre o direito e sobre a temática de atuação do projeto, a sua experiência no campo temático (no âmbito do ensino,  da pesquisa e da extensão) e potencial contribuição para o âmbito de atuação do projeto.

5.2. Será considerado diferencial a participação anterior no projeto de extensão Rexistir – núcleo LGBT+ ou participação em  projetos de extensão com temática semelhante.

5.3. O resultado será informado por e-mail no dia 12 de abril de 2024 e o/a/e estudante selecionado/a/e terá até o dia 14 de abril de 2024 para encaminhar o termo de compromisso devidamente assinado.

6. CRONOGRAMA  

Período de inscrição

04 e 10/04/2024

Análise das inscrições e comunicação do resultado da seleção

11 a 12/04/2024

Encaminhamento do termo de compromisso assinado

13 a 14/04/2024

Implementação da bolsa

15/04/2024

 

7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1. O/A bolsista selecionado/a deverá preencher e assinar o Termo de Compromisso de Estudante Extensionista,  disponível em http://dex.unb.br/formularios/formularios-dte, e enviá-lo digitalizado à coordenadora do projeto, para  o e-mail rexistir.nucleolgbt@gmail.com, até o dia 14 de abril de 2024.

7.2. A/O/E bolsista/e selecionada/o/e que não entregar o Termo de Compromisso de Estudante Extensionista até a data indicada  será desclassificada/o/e e substituída/o/e pelo cadastro de reserva, seguindo a lista de espera. 

7.3. É de total responsabilidade do/a/e estudante extensionista acompanhar o resultado da seleção em sua caixa de e-mails.

7.4. Quaisquer dúvidas sobre a seleção e/ou problemas relativos à disponibilidade do formulário e/ou seu preenchimento  deverão ser encaminhadas para rexistir.nucleolgbt@gmail.com

 

Brasília-DF, aos 03 de abril de 2024

 

Talita Tatiana Dias Rampin

Professora Adjunta

Faculdade de Direito

Coordenadora do Projeto de Extensão

Matrícula FUB 1114204 

Nenhum comentário:

Postar um comentário