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sábado, 9 de novembro de 2013

Cartas Austriacas sobre Ensino Superior(*)



Layla Jorge(**)

            Hoje comemoro dois meses da minha chegada à Áustria e início do curso em gestão e pesquisa em ensino superior. Somos uma turma de 20 estudantes de diferentes regiões do mundo, incluindo Bangladesh, Etiópia, China, Bielorrússia, Reino Unido, România, Turquia, Azerbaidjão, Coreia do Sul, Vietnã, Ucrânia, Eslováquia, Sérvia, Rússia, entre alguns outros.
            Esse rico encontro de culturas e perspectivas sobre o ensino superior permite uma atmosfera muito propícia ao debate, onde começamos a reconhecer as semelhanças e os limites de nossas compreensões locais sobre a função e a imagem do Ensino Superior na sociedade.
            Mais do que isso, é fundamental perceber que entre tantas origens diferentes há indivíduos com questões idênticas. Aqui, nos reconhecemos e identificamos na busca por soluções para a democratização das universidades, a promoção da igualdade, o acesso à informação produzida pelas pesquisas acadêmicas, a melhoria na qualidade de ensino.
            O New Public Management continua sendo uma tendência muito forte, especialmente entre os representantes europeus, cuja preocupação com a distribuição da educação é mínima em relação aos demais sistemas de ensino menos consolidados em outros países. Mas essa ambição por qualidade pode ganhar diferentes formas, e sobre isso trago hoje uma experiência que pode acrescentar ao nosso processo de permanente construção do ensino superior brasileiro e latinoamericano.
            É a implementação, já em curso e bem-sucedida, do U-Multirank, um ranking de ensino superior voltado para atender à diversidade de formas que uma instituição pode assumir e a pluralidade de interesses que orientam a avaliação sobre a qualidade do ensino superior. Criado como uma alternativa aos já estabelecidos rankings internacionais, como o Times Higher Education ou o Jiao-Tong, o U-Multirank busca uma aproximação não-quantitativa e estabelece como um de seus critérios centrais o impacto social local promovido pela instituição em benefício da população civil.
            Não apenas a formação de estudantes para o mercado de trabalho deve trazer retornos econômicos positivos para a sociedade como também o conteúdo das pesquisas promovidas pela instituição deve estar ligado à realidade local e promoção do bem-estar comum. Entre os outros critérios constam: o grau de internacionalização da instituição, pesquisa e transferência de conhecimento, e qualidade de ensino, com grande destaque para a prática docente.
            Mais de 650 instituições europeias já participam da construção desse instrumento, e a primeira publicação oficial é esperada para o próximo ano de 2014. As informações disponibilizadas vêm de duas fontes principais: os dados oficiais providos pela direção da instituição e o feedback dos estudantes, coletado por meio de survey online organizado pelo ranking. Esse processo de múltiplas frentes resulta na evidência da complexidade do ensino superior. O U-Multirank não oferece tabelas simplificadas com indicadores que se pretendem exatos e que estabelecem uma ordem de sucesso fictícia entre as instituições. Ao invés disso, os resultados são dispostos num mapa que muda de configuração à medida que o usuário define os critérios de avaliação segundo sua própria predileção. Uma ferramenta, portanto, interativa e que propõe um cenário completamente horizontal.
            Nós, na América Latina, ocupamos uma posição de vanguarda em relação ao interesse pelo bem-estar comum, condição que se torna visível em ações como a institucionalização do princípio do buen vivir nas constituições de Bolívia e Equador. Buscar inspiração em referências como esta  pode ser uma das direções para o estabelecimento de um modelo de avaliação do nosso ensino superior, voltado para o impacto local que nossas instituições são capazes de produzir.
            Não se trata de romper com os grandes rankings internacionais já estabelecidos, mas sim de definir nossa agenda de prioridades.
            Mais informações sobre o U-Multirank podem ser recolhidas no site: http://www.umultirank.org/

(*) As cartas aproveitam a estada da autora na Europa, em programa de mestrado internacional sobre ensino superior que seleciona 5 candidatos do mundo e ela foi a selecionada na América Latina. Depois da Áustria ela irá a Espanha, Alemanha, Inglaterra e Finlândia. Neste período enviará cartas regulares para o Blog.

(**) Layla Jorge é graduada em Ciências Socias com Mestrado em Sociologia pela UnB; foi assessora do Reitor José Geraldo de Sousa Junior durante o seu mandato na UnB (2008-2012)

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