O Direito Achado na Rua: nossa conquista é do tamanho da nossa luta

segunda-feira, 14 de outubro de 2019




Chamada aberta de trabalhos até 30/10
Até o dia 30 de outubro está aberta a chamada de trabalhos para o seminário O Direito Como Liberdade, em comemoração aos 30 anos de O Direito Achado na Rua. O evento será realizado entre os dias 11 e 13 de dezembro, na Universidade de Brasília - UnB.

O resumo expandido com até 3 laudas deve ser enviado para o e-mail: direitoachadonarua.trabalhos@gmail.com. Cada autor pode submeter até dois trabalhos (em GTs diferentes). Não há limite de co-autores. O artigo completo com até 15 laudas deverá ser enviado após a apresentação oral no seminário, até o dia 10 de janeiro de 2020. CLIQUE AQUI para baixar o edital completo.

Saiba mais: https://direitoachadonarua.wordpress.com/

O Direito Achado na Rua completa 30 anos. Este marco histórico será celebrado com o congresso “O Direito Como Liberdade – 30 Anos de O Direito Achado na Rua”. O evento será realizado entre os dias 11 e 13 de dezembro de 2019, em Brasília, Brasil.
O direito como ‘expressão de uma legítima organização da liberdade’ constitui o marco conceitual original do projeto denominado ‘O Direito Achado na Rua’, um projeto que se apresenta hoje, cerca de trinta anos após a sua fundação na Universidade de Brasília, como marco referencial para a elaboração de pesquisas, plataformas de ensino e projetos de extensão desenvolvidos em cursos de direito em âmbito nacional, e reconhecidos pela comunidade científica internacional.
De fato, ao longo deste período de 30 anos se constituiu em torno de “O Direito Achado na Rua” uma densa rede acadêmica de relevante impacto científico e social, ampliada por experiências de intercâmbio internacional, que nesta oportunidade se pretende reunir e renovar, promovendo debates orientados pelos desafios que o cenário social e jurídico apresentam para a academia e os profissionais do direito e ciências sociais, com especial atenção para a proteção, garantia e efetivação dos direitos humanos fundamentais em nosso país.Assim, o evento tem como objetivo geral reunir intelectuais, profissionais e estudantes das áreas do direito e ciências sociais para discutir a fortuna crítica de ‘O Direito Achado na Rua’, no marco dos trinta anos de sua fundação na UNiversidade de Brasília, aliado aos trinta anos da Constituição de 1988, bem como produzir um balanço histórico da teoria do direito e dos direitos humanos no Brasil, em três dimensões de atividades, que se desdobram em objetivos específicos: (i) convidar seus principais referenciais, nacionais e internacionais, para a realização de palestras; (ii) proporcionar a realização de oficinas de troca das experiências de grupos de pesquisa e extensão identificados com a plataforma programática de ‘O Direito Achado na Rua’; (iii) fomentar a participação ativa de estudantes de graduação e pós graduação de todo o país, através da apresentação de trabalhos científicos. (iv) Objetiva-se, ainda, estabelecer, entre outros achados, os protocolos analíticos que se prestarão a ancorar os projetos de pesquisas que venham se desenvolver nos respectivos programas de pesquisa e pós-graduação nos quais atuem os pesquisadores e docentes interlocutores do evento, consubstanciados nos anais do evento.
GRUPOS TEMÁTICOS (Em breve, disponibilizaremos ementas e informações para inscrições de trabalhos):
GT1 • Educação em Direitos Humanos, Novos Saberes e Práticas Pedagógicas Emancipatórias
GT2 • Acesso, Controle Social e Expansão Política da Justiça
GT3 • Assessoria Jurídica e Advocacia Popular
GT4 • Direito, Gênero e Diversidade
GT5 • Movimentos Sociais e Sujeitos Coletivos de Direito 
GT6 • Direito e Epistemologia da Diáspora Africana
GT7 • Direito à Cidade
GT8 • Trabalhadores, Justiça e Cidadania
GT9 • Teoria Crítica dos Direitos Humanos
GT10 • Direito à Comunicação e à Informação
GT11 • Direito Animal Achado na Rua
GT12 • Constitucionalismo Achado na Rua

Nenhum comentário:

Postar um comentário